Formação da 1ºturma Guarda Mirim



Com 40 anos de serviços públicos e quase se aposentando em definitivo, o Investigador de Polícia Classe 1, Antonio José de Jesus, 60 anos, natural de Salvador, lotado na 21ª COORPIN de Itapetinga desde 1995, tomou posse em Salvador na última quinta-feira, 05/11, do Cargo de Chefe do Serviço de Investigação (S.I) da Delegacia Circuscricional de Polícia, por indicação dos delegados Dr. Marcus Vinícius (Coordenador Regional 21ª Coorpin) e Dr. Irineu Andrade (Delegado Titular) do município.
A posse aconteceu na Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia(SSP/BA), na manhã da última quinta-feira, 05/11/09...
Antonio José de Jesus veio para Itapetinga no ano de 1995 a convite do então delegado regional da época Dr. Robson Marocci, com quem mantinha contato e amizade desde a época em que trabalhava na 4ª DP de São Caetano na capital do estado.
Policial por convicção e muito dedicado, sempre gozou de muito conceito dentro e fora da instituição, respeitando os seus superiores, colegas e pessoas da comunidade por onde passou. De 95 a 98 foi indicado para o Cargo de Chefe de S.I da Coorpin de Itapetinga, atividade que foi desempenhada com muito brilho, mesmo numa época de poucos recursos, efetivo pequeno, pois quase não tinha agente de polícia concursado, a maioria dos servidores eram ligados ao município e /ou estado através de REDA.
De 1999 a 2001 exerceu o mesmo cargo na Delegacia Circunscricional de Polícia da cidade de Itororó. De 2001 a 2008 esteve a frente do Serviço de Investigação (S.I) da Delegacia Circunscricional de Polícia de Itapetinga, resultando em descobertas importantes e na elucidação de furtos, roubos e assassinatos, fruto de trabalho em conjunto.
O investigador Antonio José goza de muita credibilidade em Itapetinga e por onde já trabalhou, sempre foi o Conselheiro da Polícia Civil, responsável pelas Audiências de Conciliação na DP e muitos casos foram resolvidos sob sua presidência, utilizando o bom diálogo entre as partes envolvidas, e até os dias atuais diversas pessoas o procuram no Complexo Policial com intuito de ajudá-lo com informações valiosas a respeito dos fatos que são registrados na Delegacia diariamente.
Reconhecendo seu prestígio junto a comunidade, sem querer desmerecer os demais servidores da Coorpin, os delegador Dr. Vinicius e Dr. Irineu o indicaram para o cargo de Chefe de Investigação da Circunscricional e ele não mediu esforços e aceitou o cargo, visando desenvolver um trabalho em parceria com os colegas, utilizando sua experiência como base, sem deixar de contar com o apoio da comunidade local.
"Nunca tive dificuldade em me relacionar com o povo, pois o meu papel na sociedade tenho desempenhado com afinco, com respeito e ética. O resultado tem sido o melhor possível e desta vez me atribuíram tamanha responsabilidade, mas vou procurar desempenhar o cargo com a mesma dedicação de antes", declarou Antonio José ao falar com o Repórter Sizinio Neto. Disse ainda que este pode ser o cargo que vai levá-lo ao processo de aposentadoria, pois completou 40 anos de serviços públicos, todos eles na Polícia Civil.
Parabéns ao Novo Chefe do S.I da DCP de Itapetinga Antonio José de Jesus! São os votos do Itapetinga Notícias e da Comunidade local.

Parque Zoobotânico da Matinha


O município de Itapetinga foi agraciado por Deus, diante da exuberância dessa terra linda, fértil, abençoada. Itapetinga tem inúmeras belezas, uma delas é o Parque Zoobotânico da Matinha (Zoológico), dotado de uma reserva florestal, preserva dezenas de animais, entre répteis, mamíferos e aves e dezenas de espécies. As atrações principais são os setores dos macacos (paraíso dos macacos), das aves, dos felinos e muitos outros.


No último domingo,,o Parque abriu seus portões bem cedinho e recebeu centenas de pessoas da cidade de Itapetinga e diversas caravanas de munícípios da região, a exemplo de Santa Cruz da Vitória, que vieram em dois microônibus e passaram todo o dia curtindo o melhor que o Parque tem a oferecer.

Forró da Vaca Lôca

A festa que ocorre durante o festejo junino, no Parque de Exposições da pacata cidade pecuária de Itapetinga, situada no sudoeste baiano, ha cerca de 544 km da capital, entre os eixos de Vitoria da Conquista e Itabuna, é realizada através do emprego de uma infra-estrutura previamente montada, formada de seguranças privado, banheiros químicos, tendas, camarotes, palcos, geradores,etc., e com o apoio logístico distribuído por cerca de 300 funcionários.
No evento já se apresentaram as melhores bandas de forró do nordeste brasileiro, além de bandas musicais de referencia nacional, como Banda Eva, Aviões do Forró, Calcinha Preta, Mastruz com leite entre outras.
Esse ano, a VACA LOCA oferece ao seu publico as bandas JAMMIL, CALCINHA PRETA, CAVALEIROS DO FORRÓ, DJs e muito mais.

O FORRÓ DA VACA LÔCA em 2009 prepara, novamente em parceria com a Aí Boa Produções, mais uma grandiosa e bonita festa, e espera receber um público estimado em 10000 pessoas.



Itapetinga >>A capital da Pecuária

A região onde hoje se situa o município de Itapetinga começou a ser conhecida a partir de 1912 Bernardino Francisco de Souza e alguns parentes e trabalhadores, tentando encontrar a estrada pedestre entre Vitória da Conquista e Ilhéus, fixaram-se às margens do rio Catolé dedicando-se a atividades agrícolas.

Em 1916 chegou à região Augusto de Carvalho e adquiriu uma propriedade rural, visando dedicar-se à agricultura e à pecuária. Augusto de Carvalho demarcou em suas terras uma área de 10 hectares para nela ser erguida uma vila, um pequeno povoado. Nasceu então, no ano de 1924, o povoado de Itatinga.
Em 1926 Mariano Soares de Oliveira Campos, oriundo do município de Itambé resolveu fixar residência na região. Ao chegar, conheceu Augusto de Carvalho, que lhe mostrou algumas pequenas casas, e disse que ali estava a vila de Itatinga. Com efeito, Itatinga foi o primeiro nome de Itapetinga, nome de origem tupi-guarani com o significado de "pedra branca" ("itá=pedra"; "tinga=branca").
Em 22 de junho de 1933, pelo D.Estadual, o povoado de Itatinga passou a ser distrito do município de Vitória da Conquista.
Em 14 de novembro de 1934 sob a liderança de Orlando Bahia, Juvino Oliveira, Mariano Campos, Augusto de Carvalho, José de Souza Paim e outros foi criada a Associação Cultural Itatinguense (Itapetinguense), posteriormente organizada sob a forma de fundação com o fim de divulgar o conhecimento e a cultura no seio do pequeno povoado.
Seguindo o seu progresso, Itatinga cresceu, e no dia 30 de março de 1938 teve a sua sede elevada à categoria de Vila, permanecendo integrada ao município de Vitória da Conquista. Porém, no mesmo ano, em 30 de novembro, a Vila de Itatinga foi desmembrada do município de Vitória da Conquista e é anexada ao de Itambé.
A mudança no nome de Itatinga ocorreu no ano de 1944, com o Decreto-Lei Estadual n° 12.978, no qual o IBGE, determinou que nenhum município do estado poderia ter nome semelhante a outro. Como os municípios mais antigos tinham preferência em manter os seus nomes, foi adicionada a sílaba "pe" ao nome de Itatinga, formando então o novo nome da vila: Itapetinga.
Atualmente, Itapetinga é um importante centro econômico e social do sudoeste baiano. Conta com um razoável parque industrial, uma economia que tende a se diversificar para abandonar a pecuária como única atividade. No campo educacional Itapetinga se destaca com um dos mais promissores campi avançados da UESB.